Cervejando – Bill Gates adquire quase R$ 500 milhões em ações da AB InBev

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Relatório da SEC, instituição que regula valores mobiliários nos EUA, reportaram que no último trimestre a Bill and Melinda Gates Foundation Trust comprou 1,7 milhões de ações da Anheuser-Busch avaliadas em cerca de 95 milhões de dólares (equivalente a R$ 477 milhões no câmbio da época).

Apesar da ação de Gates sinalizar sua confiança na empresa, até agora a fundação de Gates perdeu dinheiro em seu investimento, com as ações da Anheuser-Busch supostamente caindo quase 2% desde que foram compradas e agora mostrando uma queda livre de aproximadamente 7% no ano. No mês passado, a AB InBev também revelou que a sua receita nos EUA caiu 10% no segundo trimestre, impactada pela queda nas vendas da Bud Light.

Este já é o segundo investimento de Bill Gates no mercado cervejeiro. Em fevereiro deste ano, o fundo do bilionário da Microsoft gastou 850 milhões de euros numa participação de 3,76% na Heineken. Apesar dos investimentos Bill Gates admite que “não é um grande bebedor de cerveja”.

Gates foi o homem mais rico do mundo durante 15 anos consecutivos, de 1995 a 2010, e novamente de 2013 a 2017.

A AB InBev (holding da brasileira Ambev), é a maior cervejaria do mundo e conta em seu portfólio com mais de 500 marcas, atuando além da cerveja em outros mercados bebidas e também de serviços. A companhia tem como sócios majoritários os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira e também o brasileiro Michel Doukeris como CEO.

O Trust da Fundação Bill e Melinda Gates foi criado para administrar os fundos de doações da instituição de caridade do ex-casal, que atua como curador da organização, mas os ativos são administrados pela Cascade Management Company.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: